Guará recebe Circuito Centro-Oeste de Bicicross neste domingo (20)

Guará recebe Circuito Centro-Oeste de Bicicross neste domingo (20)

Guará recebe Circuito Centro-Oeste de Bicicross neste domingo (20)

Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Manobras que desafiam a gravidade são marcas registradas do bicicross, esporte em que é preciso ultrapassar, no menor tempo possível, uma série de obstáculos. Neste domingo (20), o Guará recebe o Circuito Centro-Oeste de Bicicross, etapa regional do campeonato nacional. A disputa começa às 9h e será realizada na pista especial para a modalidade localizada no Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave). A partir das 17h, haverá shows das bandas Jah Live e Os Cabelo Duro. Para participar do evento, o público deve levar 1kg de alimento não perecível.

O circuito precede o campeonato nacional e é válido para pontuação dos atletas no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), além da premiação em dinheiro. Mais de 120 atletas participarão em 33 categorias. No sábado (19), o evento começa com os treinos oficiais na pista.

“A modalidade vem crescendo a cada dia aqui na nossa cidade com o aumento do número de adeptos. A realização deste campeonato resulta no comprometimento do GDF em dar apoio e condições favoráveis para o fortalecimento e acesso ao bicicross”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro. A pasta destinou R$ 143 mil no evento.

Única pista de bicicross no Distrito Federal apta para o treinamento conforme os padrões internacionais, o espaço foi reformado pelo Governo do Distrito Federal em uma parceria entre a Administração Regional do Guará e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Foram investidos cerca de R$ 200 mil para o recapeamento asfáltico das pistas, com uso de 250 toneladas de material, além da pintura dos alambrados, limpeza, capina, entre outros serviços.

“Hoje, com a reforma que fizemos, a primeira desde 1990, temos a melhor pista de bicicross do Centro-Oeste”, avalia o administrador regional do Guará, Artur Nogueira. “O espaço está preparado para receber campeonatos mais importantes e para fornecer o melhor treinamento possível para os nossos atletas”, completa.

Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Dezesseis vezes campeão brasileiro, o atleta Wellington Fernandes é um dos organizadores do torneio. Ele afirma que existem outras duas pistas no DF: uma em Santa Maria e outra em Sobradinho. Nenhuma, porém, tão boa quanto a do Guará. “Essa é a melhor da capital. É uma pista de 360 metros quadrados, com obstáculos de técnica e pulo”, observa. “Queremos colocar Brasília de novo no circuito nacional e essa etapa é o pontapé para esse objetivo”, almeja.

Martin Barreiro, integrante da Associação Brasiliense de BMX do Distrito Federal, celebra a entrega da pista e a promoção do circuito regional. Ele é pai de Ravi, 5 anos, um dos competidores deste final de semana. “Estamos muito confiantes. Se ele não levar o primeiro lugar, com certeza estará o pódio. Essa pista ficou ótima. Vai nos ajudar muito em treinamentos para o futuro”, afirma.

Expansão da modalidade

Semanalmente, um grupo de atletas se dedica a formar novos talentos com aulas gratuitas no complexo esportivo do Guará. As atividades ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30. Para participar, basta ter uma bicicleta do tipo BMX e comparecer nas datas divulgadas.

Serviço

Circuito Centro-Oeste de Bicicross
Data: domingo (20)
Horário: a partir das 9h
Endereço: Pista de bicicross do Guará, no Centro Administrativo e Vivência (Cave)
Entrada: 1kg de alimento não perecível

*Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

G2 Esportes

G2 Esportes