Com presença de lutador do UFC, capoeirista brasiliense luta hoje no VMB 50K

Com presença de lutador do UFC, capoeirista brasiliense luta hoje no VMB 50K
Na noite deste sábado (22), o brasiliense Erick Maia vai defender o seu cinturão no “Volta do Mundo – Bambas (VMB 50K)”. Considerado o maior compeonato de capoeira do mundo, o evento, que contará com premiação recorde de R$ 50 mil, será realizado no Pão Açúcar, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que um torneio deste porte chega a um dos principais cartões postais do mundo.
A luta de Erick Maia contra o desafiante Arthur Fiu é a principal no card do evento, que também contará com disputa pelo cinturão feminino, desafio internacional e atletas PCDs. Outra grande atração do VMB 50K será a presenção lutador do Thiago Marreta, do Ultimate Fighting Championship (UFC), uma das principais competições de MMA do mundo.
Marreta, que será responsável pela entrega do cinturão ao vencedor da noite, falou sobre sua participação no Volta do Mundo – Bambas. “Estou extremamente animado por ter conseguido agendar minha viagem para o Rio de Janeiro no dia 22 e ter a oportunidade de prestigiar o VMB 50K. Tendo participado da primeira edição, conheço o impacto significativo que o Volta do Mundo tem na capoeira, tornando-se hoje a maior competição do mundo. Nada poderia ser melhor do que testemunhar pessoalmente esse evento maravilhoso no emblemático cenário do Pão de Açúcar”, afirmou.
Como capoeirista e embaixador do VMB, sinto uma emoção indescritível ao ver o que essa competição construiu em um ano. Estar no Pão de Açúcar representa uma conquista extraordinária para esse esporte. Tenho plena certeza de que os olhos do mundo estarão voltados para o VMB 50K.
Outra presença ilustre será a de Yana Kunitskaya, atleta de MMA que também luta no UFC. Esposa de Thiago Marreta, a russa entregará o cinturão para a campeã feminina. Kitana e Bailarina disputarão o título interino devido à séria lesão no joelho da atual campeã mundial, Navalha.
Protetor bucal
Mais uma novidade do VMB 50K será o uso do protetor bucal pelos atletas, o que já é comum para os competidores de outras lutas. O equipamento proporciona não só a proteção dos dentes, mas também da estrutura bucal do atleta, reduzindo riscos de lesão.
De acordo com a organização do evento, “ao criar uma barreira de absorção de choque, o protetor bucal distribui a força dos impactos e evita fraturas dentárias, deslocamentos de mandíbula e possíveis lesões na cabeça. Sua utilização ressalta o compromisso com a segurança e o crescimento da capoeira como esporte de alta performance.”
O diretor-técnico do evento, Felipe Tropeço, falou sobre a importância do uso deste elemento. “Eu acho super importante implantarmos o protetor bucal em uma competição de capoeira como o VMB, pois estamos mostrando que o profissionalismo e a preocupação com o atleta estão cada vez maiores, e também queremos tirar a mística de que na capoeira que usar protetor bucal é sinônimo de briga. Então veja com muito bons olhos esse momento”, observou.
As lutas do VMB 50K terão transmissão ao vivo no YouTube do evento.