Atletas do Minas Brasília tiveram palestra de arbitragem

Atletas do Minas Brasília tiveram palestra de arbitragem

Atletas do Minas Brasília tiveram palestra de arbitragem

Foto: divulgação / Minas Brasília Futebol Feminino

Um dia antes da estreia no Candangão Feminino de 2023, as jogadoras do Minas Brasília Futebol Feminino (MBFF) receberam uma importante visita. Por solicitação do clube, o árbitro Rodrigo Raposo esteve no Centro de Treinamento (CT) das Minas para uma palestra, na qual abordou as regras do jogo e a linha de atuação da arbitragem brasileira.

Presidente do MBFF, Nayeri Albuquerque disse ao DF Esportes que “é de grande importância a gente ter essa palestra com a arbitragem, inclusive antes de uma competição, porque gera conhecimento em relação às regras do jogo e até mais credibilidade em relação às decisões da arbitragem.”

E também mostrar que o Minas Brasília está aberto para a gente realmente aprender com as regras e ter uma boa relação com a arbitragem.

Nayeri Albuquerque

Instrutor no evento realizado pelas Minas, Rodrigo Raposo, de 44 anos, lembrou que a maioria dos clubes das série A e B do Brasileirão já receberam palestras como essa que, inclusive, fazem parte dos objetivos da arbitragem nacional. “Dando continuidade com a política da CBF, na pessoa do presidente Ednaldo Rodrigues e do presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, que é dar transparência, visibilidade a todos os atos da arbitragem, estamos dispostos a ministrar palestras para todos os clubes do Brasil e, especialmente, do DF”, afirmou Raposo.

A iniciativa da palestra surgiu de um encontro ao acaso do árbitro como o novo treinador do Minas Brasília, Jorge Marinho, conforme contou Raposo: “O técnico novo lá (Marinho), se mostrou interessado nessa palestra e, tendo essa oportunidade, eu fui lá para crescimento de todos.” A presidente do clube reforçou o o pedido do comandante de seu elenco. “A gente fez questão de fazer, inclusive foi uma solicitação do Jorge (Marinho, treinador), aí conseguimos essa palestra antes do início da competição para que possamos sanar todas as nossas dúvidas e também para que a arbitragem enxergue que o Minas Brasília está disposto a aprender e que possa não ter mais tantos erros como teve no Brasileirão (Série A2). Então a gente está fazendo uma prevenção na verdade”, concluiu Nayeri.

Foto: divulgação / Minas Brasília Futebol Feminino

Raposo contou ainda ao DF Esportes como foi a dinâmica da palestra. “Eu abri o site da CBF e mostrei a linha de atuação dos árbitros em relação a impedimentos, a faltas, às faltas táticas, que tem diferença, em reação a conduta no banco de reservas. E mostrei que tem o livro de regras no site também. Infelizmente, a maioria do público, jogadores e jogadoras, imprensa… não leem o livro de regras. Dentro do site da CBF tem todos os arquivos lá (da linha de atuação). Acredito que todas as equipes devem ter conhecimento para crescimento de todos”, falou.

“Todos os clubes que estiverem interessados na palestra, devem mandar um ofício para a Federação (de Futebol do Distrito Federal) que, tanto a comissão de arbitragem, na pessoa do Marrubson, como a Escola de Arbitragem, Raimundo Lopo, analisam o pedido e podem mandar algum árbitro que previamente foi solicitado, ou eles mesmos, principalmente o Lopo, vão aos clubes e passam as informações da arbitragem, a linha de atuação da arbitragem, que é o fundamental”, disse Rodrigo Raposo que ainda lembrou: “essas palestras são gratuitas, basta mandar o ofício para a Federação, indicando os melhores horários, para poder agendar qual instrutor que vai.”

Espero que mais clubes, principalmente aqui de Brasília também solicitem essa palestra, porque o conhecimento nunca é demais. E, tendo conhecimento das regras do jogo, a tendência é ter menos reclamações que não fazem sentido.

Rodrigo Raposo

Receba as notícias no seu celular

Agora, você recebe todas as notícias direto no seu celular, para acompanhar tudo da palma da mão. Basta clicar neste link que você será direcionado para a nossa comunidade no WhatsApp.

G2 Esportes

G2 Esportes